terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

RECEITA DELICIOSA DE BOLO FEITO COM MANDIOCA, MACAXEIRA OU AIPIM



Experimente este bolo de mandioca para deliciar-se com os amigos. A receita é fácil e bem popular pelo nordeste. Até pode ser encontrado. Numa boa lanchonete ou café da manhã de restaurante que se preze não pode faltar o bolo de macaxeira ou aipim (mandioca).  Nas mesas familiares, junto a outras iguarias, concorrendo com o pé-de-moleque e o bolo de milho.

Bolo de mandioca ou macaxeira (aipim)

Ingredientes:
Para o caramelo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de água

Massa
01kg de macaxeira ( mandioca) ou aipim  crua ralada
650g de açúcar
05 ovos inteiros grandes ligeiramente batidos
01 coco fresco grande ralado fino
250g de manteiga derretida

Modo de preparar:

O caramelo:

Numa panela, leve o açúcar ao fogo e deixe ficar dourado, não muito escuro. Fica líquido. Vá colocando a água aos poucos. Deixe no fogo até ficar em ponto de fio grosso sem mexer, como o ponto de calda de pudim.

A Massa:

Numa tigela, coloque a mandioca, o açúcar, os ovos, o coco, a manteiga. Misture bem com uma colher de pau. Passe o caramelo em toda a forma com furo no meio (capacidade de 3 litros) e deixe esfriar por 10 minutos aproximadamente. Despeje a massa e asse em forno médio (200ºc) por 50 minutos à uma hora.

Faça sua busca nos classificados da pagina e encontre receitas grátis de todos os tipos de bolos para aniversário e salgados para festa..